quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SENSUAL OU ERÓTICO?

 Ainda hoje existem dúvidas sobre o tema. Para a maioria, o sensual e o erótico são a mesma coisa, mas na verdade existem algumas diferenças.

Pelo dicionário Aurélio, tanto sensualidade quanto erotismo se confundem, pois são denominados como: volúpia (grande prazer sexual), lubricidade (Lascívia, sensualidade, cabritismo) e os sinônimos se esbarram a todo momento. Claro que não dá para se separar totalmente o sensual do erótico, mas podemos pontuar diferenças marcantes entre um e outro.

A própria sociedade começou a qualificar, quantificar o sensual do erótico ao ponto de entender que o sensual é tolerável em várias ocasiões e lugares, quanto ao erótico é mais reservado e dependendo do lugar e ocasião se torna vulgar, pesado, constrangedor.

Um outdoor de uma mulher de biquíni é sensual, assim como uma fotografia de uma modelo sem a blusa e sem sutiein de costas, é sensual. Diferentemente de uma imagem feminina ou masculina, com as genitálias a mostra em um lugar público se torna em um evento constrangedor para muitos conceitos familiares que aprendemos desde a infância com os nossos pais, avós, escolas, etc.

Então, no sensual, tem um pouco de erotismo assim como, no erotismo, tem muita sensualidade. Mas o que diz que a imagem é sensual ou erótica é o que a imagem quer dizer, ou seja, o que ela quer transmitir.

Agora, entrando mais na área da fotografia, o que quero transmitir é que se você quer sensualidade na imagem captada, é necessário mostrar, sem mostrar. É dizer que a blusa estava caindo, mas o fotógrafo não esperou que caísse de vez registrando apenas, um quase. Isso é o sensual.

O sensual consegue mexer com o pensamento do observador de tal modo que esse se imagina no lugar da pessoa fotografada, por causa do lugar, da pose, luz, acessórios, dizendo para si mesma "eu gostaria de estar ali", ou, "ainda farei uma foto assim". Enquanto o erótico o observador não se coloca apenas no lugar da pessoa e sim, junto da pessoa fotografada e até mesmo se relacionando sexualmente.

Diferentemente do sensual que o desejo de consumo é ser igual, fazer igual, no erotismo o desejo é ter, possuir, usufruir sexualmente. Não quero fechar o assunto dizendo que é isso e ponto final, pois o assunto é vasto e precisa ser bem explicado para um real entendimento, pois erotismo e sensualidade está no olhar, na mente de cada um de uma forma bem particular, porém hoje no mundo das artes fotográficas para não se tornar vulgar num trabalho que poderia ser aceito por muito mais pessoas abertamente, procuro não "misturar as bolas", sensual para fotografar, é sutil, leve, discreto, enquanto o erótico é pesado, direto, sem rodeios, com muito mais censura, até mesmo de idade.

4 comentários:

  1. Grande Carlinhos.
    Aí, show o texto, parabéns.
    Deixou bem claro, pelo menos dentro da proposta do seu trampo, a diferença enter o querer ser a pessoa fotografada, que é o sensual, e o ter ou consumir ou devorar (para os mais fominhas, kkkkk) a pessoa fotografada, que é o erótico.
    Achei bacana tambem a observação sobre essa diferença estar na mente das pessoas, show.
    Você é um excelente profissional, te desejo sempre, sucesso, Paz, sabedoria e Fé, para continuar mandando bem.
    Se precisar de alguma edição extra nas fotos, trampo com photoshop, se precisar de algumas amostras, só mandar que executo e te retorno.
    As vezes pode estar com bastante trabalho, aí é só lembrar do irmão gordinho aqui, kkkkkkkk.
    Paz pra ti e sua linda família. Té.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo... bom saber saber que gostou! Um forte abraço.

      Excluir
  2. perfeito seu trabalho, Carlos Azevedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise, muito obrigado pelo carinho... que bom que gostou!!! Abraços

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário, divulgue, compartilhe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.