O efeito utilizado há anos nos filmes de Hollywood, pode também ser facilmente utilizado em vídeo ou foto: esse efeito, é basicamente, fotografar, gravar uma cena à luz do dia de modo com que ela pareça ter sido gravada, fotografada à noite, criando uma "falsa realidade noturna". As vantagens, entre outras, são a economia obtida com refletores (energia, locação, montagem... ), a maior facilidade de deslocamentos à luz do dia do que à noite e a maior facilidade de manuseio da iluminação proveniente da luz solar do que a iluminação artificial. Para obter este efeito, basta seguir as seguintes regras:
Foto horário original |
1º) ajustar o balanço do branco (white balance) da câmera para luz incandescente; com isso, as imagens, captadas à luz solar, ficarão com um tom azulado, o que torna o efeito convincente, uma vez que a maioria das pessoas associa a luz da Lua a uma luz ligeiramente azulada. Como opção a ajustar o white balance para luz incandescente, pode-se bater o branco manualmente utilizando um cartão amarelo, ou então colocar um filtro azul sobre a objetiva.
Foto com efeito de noite americana e com edição |
3º) evitar áreas de baixo contraste (ex.: sombras); sob a luz lunar, o fundo aparece geralmente escuro e o personagem em primeiro plano claro, ou seja, existe contraste. Debaixo da sombra de uma árvore por exemplo, este contraste é bem menos perceptível.
4º) evitar o enquadramento do céu com o Sol, luzes diretas (fogo, lâmpadas) e áreas extensas do solo iluminadas pelo Sol: a luz da Lua, com luar forte, ilumina muitas vezes intensamente o solo, porém não tão intensamente quanto pode parecer com este efeito. Quanto ao céu, se não for possível excluí-lo, um filtro polarizador resolve o problema, escurecendo-o ao máximo: enquanto que de dia o céu é mais claro do que os objetos, pessoas e construções na Terra, à noite ocorre o inverso, é mais escuro. Outra opção ao filtro polarizador é um filtro dividido em duas partes horizontalmente, a superior escura e a inferior não: basta alinhar a 'emenda' com a linha do horizonte e elevar esta linha no enquadramento de modo que a ação fique sempre abaixo dela. Quanto às luzes, o motivo é porque à luz do dia, uma lâmpada acesa é captada com luz 'lavada' ; ao escurecer a imagem, a luz também escurece, prejudicando o efeito do truque.
5º) iluminar os atores, modelos (luz solar direta ou refletida) preferencialmente pelo lado ou por trás. Isto ajuda a tornar o efeito mais convincente: as pessoas imaginam sempre que a luz da Lua, por ser 'menor' do que a do Sol, vem de um ponto localizado e não ilumina extensamente por todos os lados como a do Sol. A luz do Sol no início do dia ou no final do dia atende este pré-requisito.
6º) a luz de uma lâmpada incandescente (e não a própria lâmpada) vista através da janela de uma casa, por exemplo, ajuda a tornar o efeito mais convincente: devido ao balanceamento feito, a luz parecerá branca, enquanto tudo à volta terá tom azulado.
7º) se desejar, pode-se incluir na foto ou cena, a lua (na edição como na foto acima) no entanto, na maioria das vezes não é necessária sua inclusão para que o efeito torne-se convincente. Além disso, a inclusão de efeitos especiais deste tipo geralmente degrada a qualidade da imagem final.
Tenha um bom proveito!
Show de bola, altas dicas.
ResponderExcluirPadrão, valeu mesmo.
Paz aí.
Olá gostava de ver fotos da beleza da mulher americana na noite, sou cabeleireira e tenho um trabalho para apresentar sobre o cabelo e maquilhagem das mulheres, sufisticadas, na noite. Obrigada
ResponderExcluir