domingo, 21 de novembro de 2010

Beleza, é algo que se vê ou que se sente?

Beleza não é um juízo de realidade, mas de valor. Já foi dito que “os valores não são, eles valem”. Traduzindo, beleza não é mensurável. Não posso dizer que “A é mais bonito que B” apenas que “eu acho A mais bonito que B”. Que na minha ótica, do meu ponto de vista, baseado em todo um universo de conceitos e numa série de emoções eu acho A mais bonita que B. Essa avaliação é subjetiva, intima e pessoal, o que não quer dizer que outras pessoas não concordem.

O conceito de beleza é variável histórica e geograficamente. A beleza ocidental não é a beleza de uma tribo africana.

Quando Vinicius de Moraes afirmou que “beleza é fundamental” não atinava, com certeza, para as complexas implicações do conceito de beleza em termos de saúde, felicidade e qualidade de vida.

Beleza é conceito intimamente ligado à saúde. Ao estudarmos os animais verificamos que os exemplares escolhidos por seus pares para acasalamento são os mais saudáveis. Existem estudos interessantes tentando estabelecer a simetria como critério de beleza entre os animais, de acordo com as preferências no acasalamento.
Beleza não pode ser reduzida a um conjunto de traços ou critérios puramente modais. Tem que emergir de dentro. Poderíamos afirmar que beleza é uma questão de saúde e de auto-estima. Mais que apenas “mulheres bonitas”, existem pessoas bonitas.

Nesse sentido, de pessoas bonitas e não apenas mulheres bonitas,  é que levo a  proposta de retratar a beleza de mulheres comuns em belas formas e poses.

Não importa se é gordinha, magrinha, alta, baixa, com celulite ou não. O importante é,  reproduzir o interior sensual de cada mulher comum, longe do estereótipo de modelo.  Graças a Deus posso dizer que, tenho conseguido com muita ética, habilidade técnica e sensibilidade.

O meu intuito é captar a beleza de maneira delicada, sem vulgaridade, atraindo a confiança até dos maridos mais ciumentos.











4 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo e agora companheiro de fotografia...! Um forte abraço.

      Excluir
  2. Valeu o comentário lá no meu.
    Seu trampo também é de prima.
    Talvez mais pro meio do ano eu faça um curso básico de fotografia para avançar nos meus trampos aqui, daí falarei contigo.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom abrir a mente para realidade da verdadeira beleza, pois o que é belo pra mim pode não ser pra outra pessoa. E fácil ver beleza quando estamos enamorados, apaixonados... né mesmo?

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário, divulgue, compartilhe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.